Entrevista do Ary dos Palhaços para o site AQUABLOG !!!!!!!



CONHECE O SITE AQUABLOG ???  
É UM SITE FEITO DE UM EXPERIENTE AQUARISTA PARA AQUARISTAS COM MUITAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES, FOTOS, ENTREVISTAS, CURIOSIDADES, ETC ... !!!!!
O ARY DOS PALHAÇOS RECOMENDA !!!!!
 

Entrevista com Ary dos Palhaços

Escrito por Fabio Menozzi

Categorias: Entrevistas

 

A entrevista desta vez é com o Aristarco Isaac Sanchez Galache, também conhecido como Ary dos Palhaços. Eele vai nos contar um pouco sobre a reprodução dos palhaços em cativeiro e tirar algumas duvidas que até os aquaristas mais experiêntes ainda tem.

 

Ary_dos_palhaços

Nome: Aristarco Isaac Sanchez Galache
Profissão: Biologo
Idade: 30 
Tempo de aquarismo: 17 anos

AquaBlog: Como começou no aquarismo?

Ary dos Palhaços: Quando eu tinha uns 13 anos observava minha mãe mexendo no aquário de Lebistes (guppies) que tínhamos em casa, ajudava ela a fazer toda manutenção e alimenta-los diariamente.

Eu já era muito observador: observava padrões de cores, formatos de caudas dos machos, o macho atrás da fêmea, a fêmea já pronta para ter os filhotes, observava se todos comiam, etc…

AquaBlog: Quando decidiu começar a criar peixes? qual foi a primeira espécie que reproduziu?

Ary dos Palhaços: Comecei a criar palhaços no anos de 2007-08 e a primeira espécie não poderia ter sido outra, foi a Amphiprion ocellaris.

AquaBlog: Quantos aquarios possui atualmente?

Ary dos Palhaços: Tenho uns 20 aquários

AquaBlog: Quais animais hoje você mantém e reproduz?

    Ary dos Palhaços: Palhaços eu tenho: Ocelaris, Clarki, Tomate, Maroon Golden, Black Ocelaris, True Percula Onix, Saddle Back, Orange Skunk, Negripes e PLATINUM – 2

Foto: Jansen de Araujo

PICASSO PREMIUM – PICASSO, faço reprodução em cativeiro de outras duas espécies que não são "palhaços", Neon goby azul e Bangaii.

AquaBlog: Para você o que é aquarismo consciente?

Ary dos Palhaços: Todo aquarista/hobbysta quer ter um aquário com peixes coloridos, estrelas do mar, ofiúros, ouriços do mar e corais dos mais variadas formas e cores mas nem todos estes organismos podemos ter dentro do nosso aquário porque alguns deles estão em risco de extinção. O aquarista consciente não compra peixes capturados se a espécie já está sendo reproduzida em cativeiro e aqueles peixes que não é possível, pelo menos ainda, a reprodução em cativeiro o aquarista consciente fica atento no que pode ou não ser capturado e vendido legalmente (autorizado pelo IBAMA). O aquarista consciente não compra substrato halimeda ou "rocha viva" sem nota fiscal, e porque não dar preferência para as "rochas vivas artificiais" ? Eu vendo o "KIT Biologia", redi 02

Foto: Jansen de Araujo

para fazer a micro vida/biologia do aquário subir, fazendo com que as rochas artificiais fiquem com tanta vida como as "rochas vivas retiradas da natureza".

O aquarista deve sempre pensar no bem estar dos organismos vivos dentro do aquário dele, na natureza a riqueza da alimentação é imensa e nunca chegaremos nem perto da mesma alimentação dentro de um aquário mas todos nós podemos fazer o possível para o bem estar dos animais como por exemplo: oferecer 3 ou 4 tipos de rações de boa qualidade, artêmias vivas e rotíferos.

 E finalizando, o aquarista consciente é muito importante que ele se filie a ABRAQUA, que é uma associação direcionada a todos aquaristas, água doce ou salgada, que faz reuniões com variados temas, discussões de interesse de todos os tipos de aquaristas e os associados tem benefícios interessantes.

AquaBlog: Como acontece a reprodução dos palhaços, qual o ciclo e as fases de crescimento?ary dos palhaços_picasso premium

Foto: Jansen de Araujo

Ary dos Palhaços: Pelo o que eu estudei e observei a reprodução a alguns anos dentro do laboratório e dentro de aquários de clientes os pontos essenciais são 3:

1) Uma ótima qualidade da água (parâmetros ideais, pH, densidade, temperatura, amônia e nitrito dentro do aceitável, etc).

2) Uma alimentação de qualidade/variada e no mínimo 3 ou 4 vezes ao dia.

3) Sempre respeitar a programação/horários/regras (alimentar sempre nos mesmos horários, fazer o possível para não estressar os peixes/matrizes e manter regras com relação a manutenção/limpeza).

Antes de eclodir os ovos e nascerem as larvas, os ovos ficam sendo observados e oxigenados pela matriz durante 7 dias.13

                      Foto: Jansen de Araujo

Após eclosão dos ovos, do 1o ao 5o dia da fase larval eles somente se alimentam de rotíferos, no 6o dia começam a comer artêmia recém eclodidas e no 10/12o dia já comem ração moída+artêmia recém eclodidas.

AquaBlog: Em relação ao comportamento dos palhaços, o que pode nos contar a respeito? qual a compatibilidade entre as espécies?

Ary dos Palhaços: Muitos aquaristas acham que precisa-se de uma anêmona no aquário para os palhaços reproduzirem ou viverem melhor, e isso não é verdade, pois eles só tem a necessidade da anêmona na natureza, para se protegerem de predadores. Outro comportamento que todos acham que é exclusivo dos palhaços mas é encontrado em outros peixes é a mudança de sexo para a formação do casal, os palhaços nascem todos machos e mudam de sexo quando necessário para formação do casal.

platinum_ary dos palhaços

Foto: Jansen de Araujo

Com relação a compatibilidade fica difícil garantir algo, se trata de peixes (animais) e sendo assim cada caso é um caso. Um aquário nunca é igual ao outro, são vários fatores que estão ligados diretamente ou indiretamente, como por exemplo o espaço (tamanho do aquário), quantidade de rochas e corais para servir de esconderijos ou até mesmo alimentação (de boa ou má qualidade)/ quantidade de vezes ao dia (bem ou mal alimentados). Uma espécie de palhaço pode ser extremamente territorialista em um aquário e muito tranquila/passiva em outro aquário com as mesmas espécies de peixe contidas nos aquários.

Os palhaços na natureza são extremamente mais territorialistas e agressivos do que aqueles reproduzidos em cativeiro (então, por que captura-los para colocar dentro de um aquário?).

AquaBlog: Um objetivo ainda não alcançado no aquarismo?

Ary dos Palhaços: É fazer com que o governo em geral (IBAMA, Ministério da agricultura e da pesca) facilite e incentive a reprodução em cativeiro. E é do interesse de todos (aquicultor, lojista, hobbysta) a unificação da documentação colaborando para o desenvolvimento do hobby, a documentação (N.F. + GTA + GTPOM) hoje exigida para o transporte de organismos vivos que é extremamente burocrática e desestimuladora.

AquaBlog: Quais seus próximos projetos?

Ary dos Palhaços: Um dos projetos é sempre ter alguma espécie diferente para oferecer (hoje é o Platinum e o PICASSO) e amanhã pode ser Snowflakes ou outra família de peixe!!!! Mas o maior projeto, falando como biólogo é fazer com que não seja mais preciso a captura na natureza…

Antes tinha um projeto de ter uma loja virtual neste ramo e hoje já é uma realidade, vou vender vários tipos de rações, peixes, equipamentos e produtos em geral (tudo para água doce, salgada e para répteis/anfíbios).

Hoje posso enviar peixes e corais para todo o Brasil, envio com N.F., GTA e GTPOM via transportadora.

AquaBlog: Um dica para quem esta começando no aquarismo e esta pensando em montar um aquário marinho para manter peixes palhaço?

Ary dos Palhaços: As dicas que dou é ler bastante sobre o assunto, pedir orientação a várias pessoas, temos fóruns com varias explicações e detalhes (Fóruns: brasilreef, reefcorner e ipaq) mas cuidado, nunca leia e escute algo e coloque em prática no teu aquário, este ramo como qualquer outro existe gente que não tem experiencias e acabam publicando coisas absurdas.

Quer saber mais sobre Ary dos Palhaços?

Ary dos palhaços é biólogo formado em São Paulo – SP desde 2007 e pós-graduado em Manejo de Animais Silvestres em 2008. Em 2007 começou a reprodução em cativeiro da espécieAmphiprion ocellaris, e agora (2012) reproduz em cativeiro 10 espécies de peixes: oito de PEIXE PALHAÇO e uma variedade de corais. Hoje, além de reproduzir espécies em cativeiro, tenho o prazer de ser dono de uma LOJA VIRTUAL (vendendo produtos, equipamentos e seres vivos autorizados para aquários) E UM SITE INSTITUCIONAL onde podemos encontrar: informacões das espécies que faço reprodução em cativeiro, informações e textos interessantes, fotos artísticas, fotos de encontros de aquaristas, publicações de vídeos no youtube e ainda todos admiradores/amigos/clientes podem acompanhar meu trabalho nos sites de relacionamentos (Face book, twitter, Orkut e youtube). Sempre colaborando da melhor forma para que espécies como peixe palhaço ou corais deixem de ser capturadas na natureza para viver dentro de um aquário. Mas infelizmente ainda existem milhares de espécies que não conseguimos reproduzi-las em cativeiro, sendo assim, boa parte delas podem ser capturadas com autorização de um orgão competente no Brasil e no Exterior, em quantidades controladas e outras por estarem ameaçadas de extinção não podem ser jamais coletadas.

Para saber mais, tirar suas duvidas e solicitar orçamentos  acesse  http://www.arydospalhacos.com.br/.

Aproveite também para curtir a sua Fan Page no facebook: www.facebook.com.br/AryDosPalhacos


Ary dos Palhaços         Fone: (11) 8435.0644        E-mail: ary@arydospalhacos.com.br